

Desafios e Obstáculos
de sites de fact-checking
«É fundamental reconhecer que a desinformação não é apenas um desafio para a credibilidade do jornalismo, mas também uma ameaça para a democracia e para a formação de opiniões informadas. Portanto, é urgente compreender as dinâmicas e os efeitos dessa problemática para encontrar soluções que promovam uma informação mais precisa, confiável e responsável»
Um dos obstáculos do fact checking é a constante evolução da tecnologia, ou seja, qualquer avanço que as ferramentas de fact checking tenham, estão em competição com os mecanismos mais evoluídos com a função de espalhar má informação.
Questões como informações partilhadas nas redes sociais colocam a maior entrave aos sites de fact checking, pois agora contam com imagens manipuladas, deepfakes, vídeos falsos, com o objetivo de enganar quem o assistir. Estes muitas vezes são feitos por inteligência artificial o que torna a verificação dos factos mais complicada (Almeida, 2023).
«Reconhecemos, contudo, que os desafios para essas organizações ainda são muitos. Dentre eles, destacamos e a ampliação de seus escopos de atuação para além da seara político-administrativa, especialmente no que se refere à extensão dessa fiscalização para a esfera da própria mídia, e encontrar alternativas para sobreviver institucional e financeiramente»
Apesar das tentativas para acompanhar o crescimento da tecnologia, podemos afirmar que o fact checking trava uma luta injusta com a constante evolução tecnológica. A informação falsa é gerada em pouco tempo e não segue nenhum tipo de regras, nem nenhum custo ou constrangimento. Já o fact checking, demora tempo e requer esforço para comprovar que o que está a ser analisado é falso (Ball in Almeida, 2023).